Almoção...

segunda-feira, agosto 16, 2010 Clovisnáilton

Esqueci de contar pra vocês, gente... peguei o final de semana de folga no supermercado do Seu Barbosa. Como tinha muita hora extra na casa, ganhei o sábado e, conforme temos um acordo lá no serviço, ganhamos o domingo também.


Minha mãe, Dona Cotinha, me vendo bestar sem parar lá em casa, me deu um 'trintão' (grana) e pediu para ir onde? Adivinha? NO SUPERMERCADO, comprar uma carne boa para gente fazer no domingo, que a gente ia receber visita (umas amigas da minha mãe). E eu, minha gente, sempre compro as coisas lá no Supermercado, principalmente carne, que eu converso com os meninos do açougue e eles fazem um 'corte' legal pra mim.


Mas sábado, de folga, eu iria caçar ver a cara do coisa-ruim do Seu Barbosa? Mas nem fudendo. Fui em outro supermercado, mas em ooooutro lugar mesmo. Chegando lá no açougue, aquela fila do 'demo': devia ter umas 35 pessoas na minha frente. Aí pensei:


- Vou pegar uma carne à vácuo aqui e beleza.


Aí, minha gente, quase caí pra trás! Tudo pela hora da morte!!! Fui passando a mão nas carnes, passando a mão (se passar a mão na carne à vácuo pagasse, eu já devia uns R$ 50,00) até que achei uma peçona boa: 3 quilos. E o preço? Quase caí de alegria: R$ 4,98 o quilo!


Ué, mas tava bom demais! Olhei a validade... tava em cima! Olhei se não estava 'azul' e com boa aparência... massa! Que carne era? COSTELA DO DIANTEIRO. Eu, de carne, não entendo bulhufas! Fui furando a fila das velhas e perguntei para o açougueiro:


- Ô, mano... esta carne é boa?
- Ah é... boa...
- Pra cozinhar?
- Ah é... cozinhar...


Preço bom, boa quantidade... é ela! Passei no caixa e ainda levei uma caixa de latinha com o troco.


Ontem, dez horas da manhã, eu indo lavar o Pelomenos e Dona Cotinha:


- Ô filho... filhooooo...
- Oiê, manhêêê... precisa gritar não, sô!
- Filho... vem cá tirar uns 'bife' desta carne que você comprou...
- Vai ser bife, manhê?
- É, seu fi@*^#~-da-égua... é bife!


Esta está bonita... a prima dela que é feia
Gente... minha gente... que carne era aquela. Dona Cotinha nem havia tirado a peça da embalagem. Eu passei a faca no plástico e subiu o 'ranço': um cheio de sangue que me fez embrulhar o estômago uns 5 presentes! Aí eu puxei a bendita por sobre a tábua: REMENDO! Gente... minha gente, quase chamei a polícia! PRA MIM!!! Prende eu que eu sou burro! 


O modo que a carne estava na embalagem parecia que era uma peça inteira. Ledo engano: era a 'capa' de carne que fica em cima da costela do boi. Três quilos daquela carne, cheia de sujeira, cheio de nervo. Minha mãe, Dona Cotinha, olhava pra mim, com aquele ar de "porque ele não trouxe um lagarto... ou um châ de dentro?" e eu falando que ia dar jeito. Que jeito? Bife? Nem pensar! Rechear? Só se o pessoal lá de casa pegasse aquela carne e enfiasse no meu toba! E a vergonha? As amigas da mãe chegaram na cozinha e cada uma tratava de falar alguma coisa da carne. "Mas ele não sabe escolher carne, não?" ou "ah, meu Rodolfo sabe tudo de churrasco... contei não?" e puseram a falar na minha orelha. E eu lá, cortando uns cubinhos para gente fazer um strogonoff com a 'capa de costela do dianteiro'.


E ficou até mais ou menos. Só de curiosidade, entrei na internet para saber de que canto saiu aquele pedaço de carne: "corte obtido pela separação do grupo muscular da parede lateral do tórax em seu plano profundo". Ou seja, CARNE PARA GENTE POBRE!


Eu, se DEUS quiser (e Ele há de querer), quando ganhar na Mega-Sena, vou comer só picanha! Até 'sopa de picanha' eu vou tomar quando tiver que mexer nos meus dentes e ficar sem poder mastigar. 


SOPA DE PICANHA MATURADA ARGENTINA
Ingredientes: 



  • 1 peça de picanha maturada argentina cortada em cubinhos

  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva

  • 2 cenouras médias raladas grossas

  • 1 batata do reino média cortada em cubinhos pequenos

  • 1 repolho pequeno cortado em tirinhas finas

  • 1 cebola roxa média cortada em cubinhos

  • 1 caldo de carne da sua preferência dissolvido em 1 copo de água fervendo

  • 1 maço de cebolinha verde picado

  • 1 maço de salsinha verde picada

  • 2 dentes de alho cortado miudinho

  • 1 tomate maduro cortado em cubinhos e sem sementes

  • 1 pimentão verde cortado em cubinhos

  • 1 colher de sopa de extrato de tomates

  • Sal a gosto

  • Pimenta do reino a gosto

  • Água fervendo o necessário 

    1. Numa panela funda coloque 1 colher de sopa azeite de oliva para esquentar
    2. Acrescente o alho picado e a cebola, adicione os cubinhos de picanha maturada argentina, o sal, a pimenta do reino e deixe dourar
    3. Acrescente o caldo de carne dissolvido e ainda fervendo
    4. Mexa para soltar da panela se for preciso
    5. Adicione os cubinhos de batata e cubra com água fervendo, deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos colocando mais água para não secar
    6. Quando a batata estiver macia adicione os outros ingredientes, prove o sal e por último acrescente a salsinha picada
    7. Deixe por mais 2 minutos, retire do fogo
    8. Coar e deixar o caldinho esfriar no prato para depois sugar com o beiço.


    Gente... ter grana deve ser bom por conta disso! Pegar uma picanha, preço entre R$ 50,00 à R$ 90,00 para fazer sopa é coisa do outro mundo. Mas quem tem, tem...

    0 comentários:

    Postar um comentário